Return to site

Como trabalhar na Alemanha

Você fala o alemão e pensa possuir perseverança suficiente para vencer barreiras e ter um trabalho em Berlim?

Chances para trabalhar na Alemanha em 2019

Trabalhar na Alemanha em 2019 deixou de ser uma tarefa impossível. Mesmo contendo diversas dificuldades e contratempos naturais para uma mudança dessa categoria, o desafio pode sim ser enfrentado se você possuir energia e disposição para fazer aquilo que necessita ser feito.

Na seguinte lista estamos deixando boas dicas para que você elaborar e fazer um bom currículo alemão.

  1. Que tamanho
O ideal é que, um currículo alemão não deve ter mais que 2 folhas. Melhor mesmo é que seja apenas uma. Os currículos demasiado longos podem impedir que a atenção, se centre nos pontos mais importantes. Dessa maneira,faça tópicos dizendo o que é que a firma a que está se candidatando não deve deixar de saber sobre você e concentrar-te nesses tópicos.

  1. O layout
Dedique algum tempo na elaboração do layout do currículo. Os dados nele contidas devem ser fáceis de serem achadas. O tipo de letra utilizada deve ser Arial ou o Times New Roman e o tamanho usual é entre os 11 e 12 pontos.

  1. A estrutura
O currículo deve ser estruturado. Não podem faltar informações essenciais: dados pessoais (nome, nacionalidade, morada, data de nascimento), formação e experiência profissional, qualificações adicionais . Também, é essencial mencionar os conhecimentos de informática e de línguas.

Cada ponto deverá ser escrito cronológicamente.

  1. Revise
É sempre recomendado fazer uma revisão geral antes de enviar o currículo.

Verifique se as datas que mencionou estão de acordo com as que estão escritas nos documentos e certificados.

Verifique se os nomes tanto da firma, quanto do funcionário de recursos humanos estão escritos de maneira correta.

  1. Pede a uma outra pessoa que procure erros no teu currículo
Antes de enviar os papéis, peça a um colega, para averiguar.

  1. A fotografia
A fotografia não é obrigatória, mas recomendo a enviar. O melhor será recorreres a um profissional e tire uma foto para enviar e currículos.

Onde procurar?

Use a internet para buscar vagas de trabalho na alemanha.

Outras dicas essenciais:

Consiga o visto de trabalho

Adquira toda a documentação necessária. Desde 2015, obter visto de trabalho na Alemanha passou a ser mais fácil para nós brasileiros.

Quem tem cidadania da União Européia ou casado com um membro da UE tem permissão para entrar na Alemanha. Já as pessoas que não se encaixam nesse perfil podem recorrer o Blaue Karte, para que consigam uma autorização de trabalho com baseada na formação acadêmica.

Aprenda alemão

deixo aqui uma dica clara, tenha o idioma na ponta da língua. Isso facilitará muito a sua entrada no mercado de trabalho!

Vania Prais

Habitou 22 anos na Alemanha aonde fez curso técnico de informática e cursou direito comercial na faculdade de bielefeld.

Fez carreira na área de informática e participou como examinadora em vários processos seletivos. Hoje habita na suíça e é empreendedora digital.

Escreveu um livro chamado currículo campeao explicando minuciosamente todo o processo.

Saiba mais sobre o E.book currículo campeao