Return to site

Atendimento pré hospitalar

Vamos ver a diferença entre primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar?

Atendimento pré-hospitalar (APH): é caracterizada pela assistência apropriada oferecida à vítima, bem como a sua locomoção para uma unidade de pronto atendimento. Somente podem realizar o APH os atores legitimados pela Portaria nº. 2.048, de 05 de novembro de 2002.

Primeiros socorros: são os procedimentos que têm por objetivo, manter as funções vitais e impedir o agravamento da situação da vítima, caracterizando o atendimento inicial que dá-se antes da chegada da equipe de atendimento pré-hospital

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

A participação no curso de Atendimento Pré-Hospitalar, também pode ser conhecido como curso de resgate ou curso de primeiros socorros, é concedida a cada pessoa que procura capacitação de forma a identificar situações de emergências e realizar técnicas de primeiros socorros e Atendimento Pré-Hospitalar de forma à aumentar as chances de sobrevida de uma vítima até que o socorro necessário chegue ao lugar ou até a concreta entrega dessa vítima no hospital.

Os profissionais como bombeiros civis,comissários de voo, aeronautas, pilotos, aeroviários, engenheiros de segurança,técnicos em segurança do trabalho, bombeiros, brigadistas militares, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros conseguirão usufluir de todos os conhecimentos adquiridos nesse curso para o seu cotidiano de trabalho e em sua vida privada.

Este é o treinamento ideal para quem pretende agir de maneiro correta e assertiva para salvar vidas em ocasiões graves que envolvam a área de trauma.

É necessário primeiramente ter uma avaliação da cena, que serve de subsidio para que tenhamos uma percepção de os tipos de lesões a vitima vai mostrar para nós e se estaremos em uma cena segura.

Pontos relevantes do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado

Esses pontos norteiam o socorrista, de maneira de que o atendimento seja de qualidade, seguro, rápido tanto para o socorrista quanto para a vítima, uma vez que cada segundo que passa, é essencial para o atendimento à vítima.

1- Garantir a segurança da vítima e dos socorristas.

2- Qualificar a situação da cena para definir e decidir sobre a necessidade de recursos adicionais.

3- Reconhecer a cinemática relacionada nas lesões.

4- Identificar ferimentos graves no exame primário.

5- Manter estabilização da coluna cervical, enquanto está realizando a avaliação e atendimento especializado das vias aéreas.

6- Caso necessário providenciar suporte ventilatório e conceder oxigênio para possibilitar a saturação de O2 acima de 95%.

7- Realizar o controle de hemorragias externas.

8- Realizar manutenção da temperatura da vítima, ou seja, aquecer o paciente.

9- Manter estabilização da coluna cervical manualmente até que seja instalado colar cervical, prancha rígida, imobilizador lateral de cabeça.

10- Toda vez que se tratar de pacientes traumatizados graves,começar o transporte deste paciente o mais rápido possível, a uma clínica adequada, se possível dentro de 10 minutos após chegada ao local do ocorrido.

11- Uma vez tratada acertadamente ou descartadas as lesões que contenham risco de agravar a situação da vitima, inicie o exame secundário, e tenha a história clinica da vítima.

12- Acima de tudo, saiba o que está fazendo, NÃO cause mais dano.

Veja o curso atendimento pré hospitalar. Ele irá te ajudar!